Serviços e comércio respondem por 63% das vagas de emprego criadas em julho

Atualizado em 02 setembro, 2025

 

negocios pessoas apertando as maos negocios de sucesso - Serviços e comércio respondem por 63% das vagas de emprego criadas em julho

A geração de empregos formais desacelerou no mês de julho em Santa Catarina. Ao todo, foram criadas 2.773 vagas, o que representa uma queda de 78% frente ao mesmo período do ano passado. Na comparação com junho, também houve redução, desta vez de 59%.

Apesar do tombo, os setores de serviços e do comércio foram responsáveis pela maior parte dos empregos gerados no estado: 1.867, ou 63% do total do mês. Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na semana passada pelo Governo Federal.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a desaceleração do mercado de trabalho em julho já era esperada. Ele salienta que o cenário macroeconômico está bastante adverso, com uma combinação de juros altos, que pressionam o crédito, inflação acima da meta, que inibe o consumo, e instabilidade na política externa, por conta do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

“O primeiro semestre foi bastante positivo, mesmo com o cenário adverso. Agora, estamos começando a sentir os efeitos dessa conjuntura desfavorável. Não esperamos que haja um PIB negativo, mas a indicação é que o segundo semestre seja de crescimento bem mais modesto. Seguiremos acompanhando”, diz Dagnoni.

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado