INSTITUCIONAL

Governador sinaliza veto ao PL que prorroga prazo do ICMS em SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

fotonoticia 310320 Sessao Extraordimaria Virtual RZE14 - Governador sinaliza veto ao PL que prorroga prazo do ICMS em SC

O governador Carlos Moisés da Silva afirmou que vai vetar a prorrogação do prazo do recolhimento do ICMS devido pelas empresas catarinenses afetadas pela crise provocada pela pandemia, durante entrevista ao vivo na quinta-feira (2). O projeto havia sido aprovado na Alesc, em sessão virtual na terça-feira (31), ao lado de outras propostas de autoria dos deputados para enfrentamento do novo coronavírus. As matérias foram votadas e aprovadas na forma de emendas substitutivas globais e encaminhadas para a sanção do governador.

O objetivo era prorrogar o prazo para as empresas não optantes pelo Simples Nacional que tenham sido obrigadas a suspender, de forma total ou parcial, as atividades em virtude do decreto de calamidade pública.  O projeto também suspendia, até 31 de dezembro, a inscrição dos débitos de ICMS dos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, enquadrados no Pronaf, que também tenham sido obrigados a suspender as atividades. A prorrogação não vale para as empresas que funcionaram durante a quarentena, como farmácias, postos de combustíveis e supermercados.

Para o governador, a medida deveria ter sido alinhada com a Secretaria da Fazenda por que pode afetar o caixa do Estado. Moisés afirmou ainda que os governadores do Sul e Sudeste devem pedir ao Governo Federal uma recomposição imediata das perdas de arrecadação.

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, esta é uma demanda da entidade desde o início da quarentena. “Neste momento de crise aguda e incertezas, cabe ao Estado dar a sua contrapartida, sobretudo às empresas que foram obrigadas a fechar as portas de maneiras inesperada”, avalia.

O projeto que prevê a proibição de corte de energia, gás, água e esgoto, aprovado pelo Legislativo em 25 de março, também foi encaminhado para sanção pelo governador.

 

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado