ECONOMIA

Estado altera procedimentos relativos ao ressarcimento e restituição do ICMS-ST

Atualizado em 12 abril, 2022

Através da Portaria SEF nº 134/2022, publicada nesta terça-feira (12), a Fazenda Estadual promoveu alterações na Portaria SEF nº 396/2018, que disciplina os procedimentos para o ressarcimento e restituição do ICMS retido por substituição tributária.

Ficou estabelecido que o crédito habilitado na forma do art. 6º, § 4º, da Portaria SEF nº 396/2018 (habilitação automática ou mediante manifestação favorável da autoridade fiscal), poderá ser utilizado na compensação, ainda que parcial, do complemento do imposto declarado em DRCST, observado o seguinte:

  1. a) para fins de compensação, deve estar disponível o montante suficiente do crédito habilitado no saldo da conta corrente:

a.1) no último dia do período de referência do complemento apurado a ser compensado; e

a.2) na data da solicitação da compensação;

  1. b) a compensação se estende ao saldo da conta corrente dos créditos habilitados e aos débitos relativos ao complemento do imposto retido por substituição tributária apurados nos estabelecimentos da mesma empresa localizados no Estado;
  2. c) na solicitação da compensação:

c.1) o contribuinte selecionará os débitos relativos ao complemento do imposto retido por substituição tributária que pretende efetuar a compensação em aplicativo especifico disponibilizado no SAT; e

c.2) existindo saldo na conta corrente nos períodos mencionados no item “a”, será liberada a Ordem de Transferência de Créditos (OTC) da destinação “Saldos Devedores de ICMS-ST apurado em DRCST”, o que confirmará e concluirá a compensação.

O ato entra em vigor na data de sua publicação.

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado