Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

Atualizado em 12 novembro, 2025

setor de servicos 300x200 - Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

O setor de serviços em Santa Catarina registrou retração de 1,2% em setembro, na comparação com agosto. Apesar da queda, o segmento mantém crescimento acumulado de 4,1% nos nove primeiros meses de 2025 — desempenho acima da média nacional para o período, que foi de 2,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando os últimos 12 meses, o avanço catarinense é ainda mais expressivo: 5%, frente à média nacional de 3,1%. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a retração em setembro já era esperada. Segundo ele, o segundo semestre tem sido marcado por maior restrição ao consumo, reflexo dos efeitos prolongados da política de juros altos.

“O primeiro semestre deste ano nos surpreendeu positivamente, com um crescimento acima do esperado. Já a segunda parte do ano tem sido marcada por maiores percalços econômicos. Felizmente, temos visto que a inflação voltou a caminhar para dentro da meta, o que deve abrir espaço para uma queda dos juros nos próximos meses, movimento que tende a ser bastante positivo para a economia”, afirma Dagnoni.

Nas atividades turísticas, também medidas pela PMS, houve crescimento de 0,9% em setembro. No acumulado do ano, o setor registra alta de 3,2% em Santa Catarina, abaixo da média nacional de 5,7%.

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado