INSTITUCIONAL

Fecomércio SC presente em cerimônia para sanção da Lei de Requalificação Imobiliária e assinatura de protocolos para revitalização urbana em Florianópolis

Atualizado em 05 julho, 2024

Nesta quinta-feira (4), a Fecomércio SC, representada pelo vice-presidente de Habitação, Márcio Koerich, marcou presença em um evento significativo para o futuro urbanístico de Florianópolis. O prefeito Topázio Neto sancionou a Lei que cria a modalidade de Requalificação Imobiliária, conhecida como Retrofit, e assinou importantes protocolos para a revitalização urbana e redução da poluição visual na capital catarinense.

A nova Lei de Requalificação Imobiliária é uma iniciativa que visa revitalizar prédios antigos e adaptar espaços já construídos para atender às necessidades modernas. O Retrofit é uma tendência global que tem como objetivo transformar edificações comerciais ociosas em residenciais, especialmente no Centro-Leste de Florianópolis. A Prefeitura oferecerá incentivos para reformas, facilitando a adequação de edificações às legislações atuais, com destaque para a promoção da acessibilidade através da construção de rampas.

Durante o evento, também foi assinado o Protocolo de Cooperação Técnica nº 011.000/SMLCP/2024 entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Celesc. O protocolo tem como foco a redução da poluição visual e urbanística causada pela fiação irregular nos postes da cidade. A iniciativa busca melhorar a paisagem urbana, garantir a segurança dos moradores e profissionais, e manter a integridade dos equipamentos de iluminação pública e energia elétrica.

Outra importante ação do evento foi a assinatura da autorização para o lançamento do edital de revitalização da Escola Antonieta de Barros, localizada no centro histórico de Florianópolis. O prédio, tombado como patrimônio histórico estadual, será transformado em um museu dedicado a Antonieta de Barros e em um centro cultural voltado à população negra. Esta reforma faz parte de um projeto de financiamento encaminhado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“A participação da Fecomércio SC neste evento reafirma o compromisso da Federação com o desenvolvimento urbano sustentável e a valorização do patrimônio histórico e cultural de Florianópolis. Essas ações são de suma importância para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o fortalecimento do comércio e do turismo na região”, pontua Márcio Koerich.

fecomercio 1 300x240 - Fecomércio SC presente em cerimônia para sanção da Lei de Requalificação Imobiliária e assinatura de protocolos para revitalização urbana em Florianópolis fecomercio 2 300x225 - Fecomércio SC presente em cerimônia para sanção da Lei de Requalificação Imobiliária e assinatura de protocolos para revitalização urbana em Florianópolis

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado