MERCADO

SC defende instalação de consulado argentino em Chapecó e melhorias na logística da fronteira

Atualizado em 19 novembro, 2020

O setor produtivo defendeu a instalação de uma segunda unidade do Consulado da Argentina em SC, na cidade de Chapecó, durante encontro com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, na manhã desta quinta-feira (19). As lideranças catarinenses também destacaram a importância da melhoria da ligação entre SC e o país vizinho, por meio da ponte sobre o Rio Peperi-Guaçu, que liga o município de Paraíso, no Extremo-Oeste, a San Pedro, província de Missiones.

Participaram do evento representantes da Fecomércio SC, FIESC, FACISC, Secretaria-Executiva de Assuntos Internacionais, Casa Civil e o Consulado da Argentina em Florianópolis, e de maneira virtual, a governadora interina Daniela Reinehr. Durante à tarde, o diplomata participou de reunião na sede do governo, onde recebeu o documento com as demandas catarinenses.

O embaixador disse que está ampliando o diálogo com o Brasil e defendeu uma agenda de integração em diversas áreas como energia, alimentos, turismo, tecnologia e inovação. “Tem empresários que me acompanham hoje e que também têm interesse em contribuir para um maior intercâmbio comercial. As perspectivas são de crescimento à medida que aumentamos esse tipo de encontro. Estou aqui para ouvir os problemas e trazer soluções. Estou convencido que juntos vamos nos recuperar mais rápido”, declarou.

Por videoconferência, a governadora interina, Daniela Reinehr, destacou o interesse em estreitar as relações que podem beneficiar o desenvolvimento especialmente da região Oeste. “Temos diversos pontos para discutir visando esse aprimoramento das relações entre os governos, o desenvolvimento econômico, das nossas fronteiras e a melhoria da infraestrutura e do comércio exterior”, disse. Ela também chamou a atenção para a importância de criar um corredor para o transporte de grãos, especialmente do milho.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, as rodadas de negócios entre empresários catarinenses e argentinos precisa ser retomada para reaquecer o comércio bilateral. O empresário também demonstrou preocupação com o turismo neste momento de pandemia e frisou a necessidade de criar protocolos conjuntos para garantir a segurança dos turistas no Estado, especialmente no verão.

Em outubro de 2018, Fecomércio SC, Fiesc e FACISC assinaram um convênio com o Consulado da Argentina em Santa Catarina para fortalecer os laços bilaterais, as relações econômicas e atrair investimentos para os dois mercados.

Leia mais

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado