MERCADO

Pesquisadores espanhóis discutem ecossistema para turismo inteligente em Florianópolis

Atualizado em 12 setembro, 2019

rede inteligncia Santur site 1 - Pesquisadores espanhóis discutem ecossistema para turismo inteligente em Florianópolis
Rede de Inteligencia do Turismo

Desenvolver ferramentas para inserir o cidadão e o turista no centro do ecossistema do turismo. Esse foi o desafio apresentado no evento “Turismo Inteligente na prática”, promovido pela Rede de Inteligência do Turismo de Santa Catarina, na quarta-feira (11,) na  Santur, em Florianópolis. O debate contou com a presença de Enrique Lancis Sanjoquin, diretor de Inovação da GLOBALDIT e coordenador do grupo de trabalho de turismo na comissão de Smart Cities, e Fernando Cobos Guerra, especialista em Urbanismo e em Documentação e Restauração de Monumentos.

Os dois pesquisadores espanhóis abordaram a transformação dos destinos turísticos em ecossistemas inteligentes, processo composto por outros quatro entes, além do cidadão e do turista: empresas, administração local, espaços e serviços públicos. Nesse sentido, Enrique discutiu as possibilidades de a tecnologia auxiliar empresas e serviços a interagir com o viajante no próprio destino: “Precisamos não apenas trazer mais turistas aos destinos, mas, sobretudo, fazer com que eles tenham experiências personalizadas e de valor”, pontuou.

A recuperação do patrimônio cultural como um ativo da indústria do turismo foi outro tema em discussão. Guerra mencionou o exemplo de recuperação de Ponferrada, município da região noroeste da Espanha. A cidade revitalizou mais de 15 monumentos históricos e hoje recebe mais de 160 mil visitantes por ano: “Reconhecer e valorizar o patrimônio cultural faz parte da percepção que o cidadão tem do local onde vive. A cidade tem que ser agradável aos seus habitantes, em primeiro lugar”, destacou Guerra.

Agenda de trabalho

O debate foi mediado pelo professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, Alexandre Biz, que destacou a importância de continuar a agenda de trabalho da Rede de Inteligência nos próximos meses: “Nós precisamos cada vez mais trabalhar de forma conjunta, com planos integrados, olhando a longo prazo para alcançar a sinergia que desejamos”.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, destacou que SC já possui um ambiente de negócios favorável: “Já temos o ecossistema, mas ele está voltado a outros segmentos. Precisamos fazer com que o nosso turismo acesse esse paradigma de integração e cooperação”.

A realização do evento foi a primeira ação da Rede de Inteligência de Santa Catarina, uma parceria firmada em agosto deste ano entre a Fecomércio SC, Fecam, Santur e UFSC. O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado e trabalhar em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado